VOCÊ É INOCENTE! O VILÃO PODE NÃO SER O CO2.

A MÍDIA que não possui editoria científica, isto é, profissional devidamente embasado no conhecimento das ciências (mesmo que seja um jornalista de formação acadêmica com pós-graduação respectiva), expõe e expõe-se a constância dos equívocos.Nestes últimos dias de 2015 tive a oportunidade de ler matéria em um site de uma grande rede de notícias do Brasil. Neste veículo virtual uma blogueira e jornalista profissional afirmava temas sobre a “bagunça” provocada pelo El Ninho no país e no mundo. Até aí tudo bem! O ENSO é tinhoso e “toca rebú” da Califórnia (USA) ao Rio Grande do Sul (BR) – não é novidade!O que me chamou atenção no texto da jornalista/blogueira é sua tendência resumista de relacionar o seu assunto sobre o clima colocando a culpa no aquecimento global na figura do CO2, conforme os ditames do IPCC, sigla em inglês do Painel Governamental de Mudanças Climática, órgão da ONU. Segundo essa entidade, o aquecimento do planeta é exclusivamente provocado pelo homem através das emissões de CO2 – conceito antropogênico.

Hoje, com a evolução dos estudos a respeito e a participação cada vez maior de abalizados cientistas, as coisas não são exatamente como o IPCC quer que sejam. Existem outras verdades que se somam ao aquecimento global em andamento, e nem todas estão relacionadas ao gás dióxido de carbono (CO2). Aliás, com o aprofundamento das pesquisas em pouco tempo saberemos de fato o que está provocando de verdade as mudanças no clima do planeta.Neste contexto, voltando a blogueira e sua afirmação antropogênica sobre o aquecimento global, esta expôs bem intencionados leitores ao equívoco de acreditarem ser culpados pelas últimas enchentes na Europa e Sul do Brasil.

Já é tempo destes jornalistas assumirem como tal a posição neutra da função, apresentando os dois lados da questão: aquecimento antropogênico (culpa dos seres humanos) e aquecimento provocado por causas naturais. Essa é a única verdade na questão climática atual: o aquecimento pode não ter um único culpado, e este pode até não ser o carbono.

Fonte

Anúncios

Um comentário sobre “VOCÊ É INOCENTE! O VILÃO PODE NÃO SER O CO2.

  1. Luiz

    Faz tempo que percebi essa deficiência na mídia. Os jornalistas nada sabem de ciência e tem dificuldade para lidar com grandes unidades. Frequentemente trocam milhão por bilhão, mega com giga e por ai vai…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s